Gamer Lifestyle

O blog do Fabão

Novos rumos

Posted by Fabão em 5 setembro, 2007

Migre para o novo GamerLifestyle.com.br e curta mais atualizações, drops com as notícias do dia e muitos outros recursos.
Novo site: http://gamerlifestyle.com.br/
Novo feed: http://feeds2.feedburner.com/GamerLifestyle-com-br


Antes de começar (tarde demais, já comecei), gostaria de agradecer aos cerca de 70 visitantes que insistem em visitar meu blog mesmo com quase meio ano sem atualizações – tudo bem que a maioria deles seja de curiosos que vieram parar aqui buscando por termos como “25 de março + insira-um-termo-aqui” ou “detonado de zelda/final fantasy”. Obrigado, desavisados.

Aos que vêm aqui vez ou outra dentro do contexto, só posso dizer que os últimos meses foram extremamente puxados, e por isso a falta de novos tópicos no Gamer Lifestyle. Quem acompanha a EGM Brasil certamente notou que ela passou por mudanças, na busca eterna pela melhor qualidade possível. Quem participa de discussões pela internet em fóruns e comunidades do orkut pode ou não ter ouvido falar sobre o corte de colaboradores – se não, basta comparar os expedientes de algumas das últimas edições. Mais recentemente, a EGM Brasil passou a ter 132 páginas, e só posso dizer que fazer uma revista desse tamanho com pouquíssimos (mas dedicados e talentosos) freelancers é um desafio tremendo. Por isso, sobrava pouco ou quase nenhum tempo para tarefas secundárias, como atualizar blogs pessoais, por exemplo.

Bom, agora que fiz a devida introdução para explicar a longa ausência nesse espaço virtual, vamos ao assunto que dá o nome a esse tópico. Não de hoje, mudanças vêm acontecendo na Futuro, como acontecem em qualquer outra empresa. E como quaisquer mudanças, nem todas são bem aceitas. Assim, algumas delas vinham gerando insatisfações, formando um clima de mudanças importantes que foi sentido pelos mais atentos. O profeta Pablo Miyazawa assim prenunciou em seu blog no dia 24 de agosto, uma sexta-feira daquelas:

“Eu nem deveria falar sobre isso, mas… as coisas andam um tanto agitadas no sempre agitado mercado editorial especializado brasileiro. Por motivos óbvios, não dá para adiantar ainda o que está rolando, mas eu sugiro que os leitores fiéis fiquem de olho nos expedientes das revistas dentro de um ou dois meses. Mudanças de arrepiar.”

Exatamente uma semana depois, era realizada uma festa de despedida histórica numa casa disputada no bairro da Liberdade, em São Paulo, madrugada adentro. Ainda sob o desconhecimento do público, despedíamo-nos da Futuro eu, Renato Bueno (editor assistente da EGM Brasil, Robson Teixeira (editor de arte) e Homero Letonai (designer gráfico), com a presença em massa de amigos do meio jornalístico e artístico de games e suas respectivas esposas/namoradas(os). Marcaram presença (em ordem alfabética, pra não privilegiar ninguém, já que todos foram importantes): André Forte, Bruno Zerbinatti, Camila Dourado, Carlo Médici, Cláudio Prandoni (em nome de toda a equipe Continue), Danilo Carandina, Eric Araki (+ esposa), Felipe Azevedo, Flávia Gasi (+ namorado), Gustavo Lanzetta, Gustavo Petró (+ pai e namorada), Humberto Martinez, Marco Souza (e amigos), Mariana Russo, Nelson Alves Jr. (+ esposa), Pablo Miyazawa (+ carisma), Ricardo Farah (+ esposa), Rodrigo Guerra, Rômulo Máthei, Ronaldo Testa, Stephanie Lawrence e Suzana Bueno – sem contar o quarteto de anfitriões, é claro. Foi uma festa regada a cerveja, sinuca, karaokê, lembranças, conjecturas e planos – Bueno, coloca o flyer da festa no Freeko pra gente ver, vá.

Mas para chegar nesse momento especial do espaço-tempo, muita coisa se desenhou nos bastidores antes. Coisas que só nessa semana ensaiaram alguns passos para se tornarem públicas. Bom, na verdade, a coisa toda começou em tom misterioso no final de semana mesmo, um dia depois da festa, quando o Nelsão postou no GameBlog um “teaser”:

“Novidade das boas

Tem uma bomba atômica pra contar, mas não serei eu a abrir o bico…

só posso adiantar que o time de games da Editora Europa vai crescer. Em breve. A contratação já está concluída e é de peso. 😛

Algum palpite?”

A discussão (e as pistas) continuaram pelos dias seguintes, até que, ontem, o Bueno começou um “pronunciamento oficial” no orkut e eu aproveitei o ensejo. A notícia tem então repercutido, tanto nas comunidades quanto nos blogs de figurões. E foi esse burburinho (além da maior disponibilidade de tempo livre, ao menos nessa semana) que me fez vir aqui, registrar uma satisfação mais clara.

Portanto, agora é público, notório e oficial: meu último dia de trabalho na Futuro foi sexta-feira passada e, a partir do dia 10, começo minha jornada na Editora Europa, escrevendo para as publicações de games da casa (e, se pá, até mesmo para as outras, como a Revista dos Vegetarianos) e, em paralelo, cuidando de um projeto ainda secreto e promissor que tem tudo a ver com um dos meus interesses em jogos – GameBlog, aguarde minha devida apresentação em breve.

Encerro meu ciclo de seis anos e três meses na Conrad/Futuro/Tambor feliz por ter conhecido pessoas maravilhosas, realizado projetos empolgantes e crescido tanto pessoal e profissionalmente. Reforço: saí por divergências ideológicas. Insisto: a vida continua. A EGM Brasil e demais publicações de games da casa tiveram outros editores antes de mim, e a equipe que permanece na Futuro é da mais alta categoria e competente o suficiente para levar a história de sucesso adiante.

Quanto aos amigos dissidentes, cada um vai para um canto. O Homero descolou uma vaga na chefia de arte da Editora Escala. O Robson vai continuar freelando até encontrar um novo desafio que o empolgue. O Bueno, bem, não vou contar que ele logo começa no portal G1 escrevendo sobre jogos e tecnologia; prefiro deixar que ele conte oficialmente no blog dele.

E, com isso, esse Gamer Lifestyle deve voltar à vida – pelo menos é o que eu planejo. Mais novidades em breve…

26 Respostas to “Novos rumos”

  1. Douglas said

    Eita, e eu que achava q era o único ressucitando um blog ^^
    Mas o esquema é esse mesmo. Se não tá rolando, muda sem medo. E, caralho, quanta gente teve nessa festa! Se eu fosse uma pessoa normal, juro que teria ido =p
    Boa sorte para os 4 (ou 5), todo mundo tem talento e vai se dar bem.

    (Pronto, comentei)

  2. GUS said

    FIRST!

    heheheheh

    Pois é Fabão, foi bom enquanto durou, mas é isso aí, a vida continua. Também acho que o pessoal que ficou na Futuro seja super competente e continuarei a freelar lá.

    Quero ver seus (ótimos) textos nas revistas da Europa, talvez um freelas pra mim (hehehehe, freelancer tem que correr atrás assim mesmo).

    Mas eu tenho um pedido mais importante que o de freelas: CONTINUE APARECENDO NO MSN!

    GUS

    PS: A e os ouvintes do Audiogame querem mais Fabão, heheheh.

  3. GUS said

    MALDITO DOUGLAS PEREIRA!!!!! EU IA SER O PRIMEIRO, MAS DECIDI ESCREVER MAIS DO QUE ELE E SOU CASTIGADO PELA INTERNET!!!!!!!!!!

  4. Jorge Polo said

    Eu nunca comentei por aqui, mas admiro muito seu trabalho, Fábio. Então, cara, que você tenha sucesso em sua nova empreitada. Agora a Ed. Europa tem um “dream-team” montado, hehe. Eu já comprava a EGM e a ROX quase todo mês, e agora minha atenção estará ainda mais virada para as outras revistas da Europa, hehe.

    E fiquei curioso com o “projeto ainda secreto e promissor que tem tudo a ver com um dos seus interesses em jogos”. O que será? XD Bom, que as coisas fiquem ainda melhores para você, na nova editora. Até mais.

  5. Falô ae Fabinho (rá!).

    Vai fazer falta, mas isso você já sabe.

    Valeu, de novo, pela confiança, pela oportunidade dada. Quando eu tinha lá meus 16 anos eu olhava para a EGM Brasil e dizia: “Um dia estarei aqui”, apontando para as fotos.

    Consegui realizar meu sonho, e devo muito a você.

    A gente se tromba por aí.

    E cuide bem do Fabãozinho, aconteça o que acontecer.

  6. Mega said

    Fabão,

    Vai achando que vai ter tempo de sobra pra atualizar este blog, vai. Hahahaha!

  7. Apesar ddo sobre nome não somos parentes perdidos na infância como nas novelas mexicanas!rs

    Mas falando sério.. Te acompanho desde a Gamers(tenho a numero um!)e com seu trabalho de qualidade me auxiliou a gostar do mundo dos games desde os 10 anos, mesmo que indiretamente você foi um dos responsáveis sim! Ja conversamos na VGL de SP no ano passado e você realmente merece estar em uma editora que realmente preze o funcionário. Boa sorte em sua nova “casa”. E que tudo que não deu certo na Futuro de na Europa. Um abraço.

  8. Rafrix said

    Parabéns pela coragem e determinação!
    Desejo felicidade, muito dinheiro e sucesso nessa nova fase da sua vida.
    Você é um excelente profissional, espero que o trabalho na editora europa seja de muito sucesso. Nunca gostei muito das publicações deles, por as vezes mostrar falta de credibilidade as notícias, as vezes divulgando boatos como notícias concretas (tinha muito disso na revista Playstation deles na época em que eu comprava), mas sei que como o profissional que você é vai transmitir credibilidade a eles.
    A partir de hoje vou acompanhar mais de perto o trabalho da Gamemaster e talvez da Ngamer.
    Um abraço e sucesso mais uma vez!

  9. Megas said

    Boa sorte Fábio!

    A Game Master já tinha uma qualidade incrível antes, e era muito bem feita, e agora com sua presença, tenho certeza que ficará ainda melhor.

    De vez em quando, uma mudança de ares faz bem, então desejo boa sorte na nova casa!

  10. V46N3R said

    Pois bem Fabão, a partir de hoje, volto definitivamente a comprar as revistas de games da Ed. Europa. Simples assim… E boa sorte em sua nova casa… Abraços…

  11. Caio Felipe said

    Putz, agora serei forçado a comprar outra revista somando a EGM.. Fabão vc é mt querido pelos seus leitores, o apoio ao seu novo desafio será total.

    Abraço

  12. Frederico Lohmann Jr said

    Fabão, boa sorte na mudança e pode ter certeza que os fãs acompanharão seu trabalho onde você está e aonde você for.

    Força sempre!

  13. Gil "Outer Heaven" said

    Ou Fabão, espero que o “grande projeto” seja o que estou pensando e que tanto comentamos que um dia “esse sonho pdoeria se tornar realidade”. Se for, sabe que tenho que tomar parte dele *_*

    Mas vejamos a direção dos ventos e até onde o destino levará as novas idéias e projetos. Ah sim, agora você trabalha no “meu quintal” uahahaha Abraço e boa sorte.

    Obs.: minha fornecedora ainda não recebeu a camiseta, mas relaxa que em breve te entrego ela! See ya

  14. Pô, logo agora que eu assinei a EGM?!? 🙂
    Tipo… nunca comprei nenhuma revista da Editora Europa (mentira, vai, tenho um exemplar da “Dicas e Truques para PSX” aqui). Mas sempre preferi as publicações da Conrad/Futuro/Tambor (eita!). O negócio é conferir uma “Gamemaster” pra ver se vai ficar legal. Mas, enfim… BOA ÇORTY! 😉

    BUDRUSH!!!

  15. Pablo said

    Vai, Fabão. Vai!

  16. […] coisas já não deviam estar muito bem. Não lembro de alguém falando disso, mas o Fabão citou no último post dele, então acho que não tem problema (então leia rápido caso eu tenha que apagar isso ^^). O […]

  17. Quando me falaram, a primeira coisa que pensei foi o Fabao na Torre Eiffel.

    Mas boa sorte! Quando (se) eu voltar, vou passar pela Europa. Ou EUA.

  18. Maiquinho said

    e ae Fabão,

    te acompanho desde a gamers, e só vim aqui pra te dizer isso:
    VOU CONTINUAR TE ACOMPANHANDO PRA ONDE FOR

    mesmo que tu forme uma banda emo
    eu vou comprar o CD e vo ta na primeira fila no show!!!!

    hasuhsauhsausah brincadera
    mas é que, pow, um show desses não dava pra perder :p

    leva o Douglas e o Gil contigo
    pq vocês três são um dos poucos profissionais entusiastas que sobraram nesse tão “técnico” e “adulto” mercado de jornalismo de games

    espero que esse teu novo projeto venha carregado daquela “paixão adolescente” que contagiava os leitores da memoravel gamers

    boa sorte o/

  19. “Com o Fabão, onde o Fabão estiver”, já diz o hino do Grêmio devidamente modificado para a ocasião.

    Sei bem como é esse lance de “divergência ideológica”, cara. E a gente deve seguir o que vai fazer a gente ser feliz.

    Tô contigo e não abro! 🙂

  20. bueno said

    Fabão, sempre te acompanhei desde a Gamer. Nunca comprei nenhuma edição, nunca li nenhuma página. E odeio Fáinal Fênrazi. Mas esteja certo de que sempre te acompanhei na Gamer.

    Tá lá no Freeko o convite filipeta do fervo na Liberdade.
    Mas ainda não digeri toda essa treta. Depois atualizo o brog de novo.

    Hora de dormir.
    Away.

  21. Thiago Costa said

    “Pablo Miyazawa (+ carisma)”

    hahahah

    Será que os motivos dessas tais “divergências intelectuais” permanecerão para sempre como um mistério? =/

  22. Sassá said

    Boa sorte, Fabão!
    Você é O CARA!

    Bjs.

  23. Fabão,

    Sucesso nesse novo desafio.

    Com a sua competência certamente ele será vencido e outros surgirão para que cada vez mais se aprimore no que faz de melhor.

    Obrigado pela oportunidade que me deu na SDP e pelo reconhecimento do meu trabalho. Vida que segue!

    Abraço!

  24. Caray, que bagança da porra!

    O jornalismo de games brasileiro está uma arruaça monstro, porém acredito que tudo vai mudar para melhor. E tem que mudar.

    Quanto à essa farra aí, puta merda. Quanta gente.

    Conclusão: Não falei nada que o povo aí de cima não tenha falado. Grande bosta.

    Sorte pro Fabão. Na dúvida, venha para o Audiogame e teremos um time de peso uhauhauahuahuah.
    (apesar que o senhor GUS já pesa por toda a equipe uahauhauahuah)

  25. Só agora vi.

    Humberto Martinez foi?

    Caray…

  26. evandro wii said

    e fabao foi bom mais tudo que e bom dura pouco egm you dead europa so deus sabe boa sorte fabao

Deixe um comentário

 
