Gamer Lifestyle

O blog do Fabão

Racionais Gamers

Posted by Fabão em 20 abril, 2008

Migre para o novo GamerLifestyle.com.br e curta mais atualizações, drops com as notícias do dia e muitos outros recursos.
Novo site: http://gamerlifestyle.com.br/
Novo feed: http://feeds2.feedburner.com/GamerLifestyle-com-br


Não é de hoje que noto a presença dos videogames nas letras do grupo de rap Racionais MC’s. As ocorrências de que me lembro:

Fim De Semana No Parque (em“Raio X Brasil”, 1993)

Daqui eu vejo uma caranga do ano.
Toda equipada e um tiozinho guiando.
Com seus filhos ao lado estão indo ao parque.
Eufóricos, brinquedos eletrônicos.
Automaticamente eu imagino
A molecada lá da área como é que tá.
Provalvelmente correndo pra lá e pra cá.
Jogando bola descalços nas ruas de terra.
É, brincam do jeito que dá.
Gritando palavrão, é o jeito deles.
Eles não tem videogame, às vezes nem televisão.
Mas todos eles tem em São Cosme e São Damião
A única proteção.

Vida Loka (Parte II) (em “Nada Como Um Dia Após O Outro Dia”, 2002)

E eu que e eu que , sempre quis um lugar
Gramado e limpo assim verde como um mar
Cercas branca, uma seringueira com balança
Desbicando pipa cercado de criança.
Ho ho Brown, acorda sangue bom
Aqui é Capão Redondo tru, não Pokémon (*).
Zona Sul é o invés é o stress concentrado
Um coração ferido por metro quadrado.

(*): Embora aqui a referência diga mais respeito, provavelmente, ao anime de Pokémon que propriamente ao jogo, já que vem em alusão ao cenário descrito, melhor comparado com o desenho que com as cenas do Game Boy.

Da Ponte Pra Cá (em “Nada Como Um Dia Após O Outro Dia”, 2002)

Eu nunca tive bicicleta ou videogame,
agora eu quero o mundo igual Cidadão Kane.

Porém, nenhuma referência aos jogos eletrônicos nas músicas de Mano Brown, Edi Rock, KL Jay e Ice Blue é tão específica quanto a que aparece no novo trabalho do grupo, que fará parte do álbum inédito a ser lançado ainda em 2008. Fique com o vídeo (gravação de show em Fortaleza, cortesia do usuário do YouTube “roneyvidaloka”) e a transcrição do trecho:

Mente Do Vilão (em álbum inédito, 2008 )

A Cosa Nostra vem, só pra contar as de cem,
O punk louco tá aqui com a Black Hill (zen).
Alguns pipoca vem, a arma tá sem trava
Sem silenciador pra oreiada, vai pras nuvem.
Em campo de novo, pode vir tem vitória
A maioria é o povo, só quer fazer o bem
Nego faz refém, os branco que aqui tem.
Eu só pego o que tá dentro da mala sem ferir ninguém
Salve Febem, eu me inspiro com Ruden(?).
Canta a realidade das ruas que te leva além
É o frio que vem, tipo o Ryu e o Ken,
Que representou o bem e mostrou ter coragem.

O trecho que menciona os Street Fighters está aos 1:53 do vídeo acima, e apesar de estar no contexto da música mais para dar continuidade à rima, ainda é interessante ver como os jogos transcendem sua própria mídia e aparecem em outras manifestações artísticas.

8 Respostas to “Racionais Gamers”

  1. Ótimo ver que o blog voltou à ativa, Fabão!

    Ainda que seja falando de… argh… Racionais MCs… XP~

    A propósito: esse teu post me deu a idéia de postar um negócio lá no Continue. Espere um trackback para hoje ou amanhã. 😉

  2. Fabão said

    @Bracht

    Hip hop for life! \o/
    Mas o rebutall nem foi com esse post, foi com o anterior. Esse foi só um bônus. 😛
    E aguardo o trackback.

    Abraços!

  3. “Mas o rebutall nem foi com esse post, foi com o anterior.”

    Eu sei. Tava esperando pra ver se não era só fogo de palha. 😛

  4. […] ao Fabão. Se não fosse por este post no ressuscitado blog dele, eu não teria tido a idéia de postar […]

  5. Ó que legal, o gamerlifestyle voltou! Tipo o Ryu e o Ken!

    Tudo haver os dois protagonistas da série Street Fighter numa letra dos Racionais. Fliperama tá na cultura de rua do brasileiro.

  6. OMG…

    O GamerLifeStyle voltou? \o/

    É interessante mesmo notar como os games podem se manifestar em outras culturas.

    Apesar de ser rockeiro, confesso que gosto bastante de Racionais MC´s (também, onde eu moro, não tem como não gostar… ). Acho Mano Brown um cara muito inteligente, embora ele escreva melhor do que fale. Outro dia, vendo uma entrevista dele lá no roda viva, até cheguei a me perguntar se realmente era ele que escrevia as letras do grupo: o cara gaguejava, não respondia as perguntas da forma correta, enfim, como entrevisatdo, achei o cara um desastre.

    Mas o cara provavelmente deve ser gamer, daqueles ratos de fliperama. Como disse o Pablo, fliperama é cultura (de rua) brasileira.

  7. Fabão said

    @Everybody
    Sim, o Gamer Lifestyle voltou… Espero que com alguma regularidade, ainda não sei. A vida anda atribulada, mas vou me esforçar. ^_^

    @Pablo, o Raphael
    Acho que é justamente por fazer parte da cultura de rua que esse trecho da nova música é a referência mais contundente nas letras dos Racionais até aqui. Observe bem que, nas letras anteriores, os games eram apenas um anseio. Em “Mente do Vilão” a referência é clara a um jogo específico, jogo de fliperama, jogado por todo moleque de periferia em qualquer bar por aí, como eu joguei muito nos idos dos 1990. 😛

    @Gustavo
    Vai ver que é por isso, entre outras coisas, que eles têm uma postura antimidiática. 😛

  8. Gil "Outer Heaven" said

    Até que enfim, voltou… e que não seja fogo de palha, senão chamo a galera pra tacar gasolina aqui e, na menor faísca, vai ser um “fogareu” dos infernos. uahah

    Aliás, preciso ter um barato desse também… aceito sujestões de nomes ^^’

    Obs.: esse é já patenteei (rs)
    “http://joganohard.wordpress.com”

    mas aceito sujestões uahaha

Deixe um comentário

 
