Gamer Lifestyle

O blog do Fabão

A banda da SNK: show ao vivo de 1999

Posted by Fabão em 22 junho, 2008

Migre para o novo GamerLifestyle.com.br e curta mais atualizações, drops com as notícias do dia e muitos outros recursos.
Novo site: http://gamerlifestyle.com.br/
Novo feed: http://feeds2.feedburner.com/GamerLifestyle-com-br


Neo•Geo DJ Station Live \'99, versão em LD
Rara versão em LD do show Neo•Geo DJ Station Live ’99

Ontem o Uehara comentou sobre sua predileção pela trilha de KOF ’97 e perguntou sobre quem compunha as trilhas da SNK. Então eu e o Alexei esclarecemos um pouquinho sobre a Shinsekai Gakkyoku Zatsugidan, ao mesmo tempo equipe de som e banda da SNK dos tempos áureos, pré-2000, que foi quando a empresa faliu. Hoje, nos tempos de SNK Playmore, o time não foi reformado, apenas alguns integrantes antigos voltaram a compor para a empresa, como SHA-V (KOF XI) e Tate Norio (KOF 2002 e 2003). Apesar de existirem alguns CDs novos creditados à banda, são apenas de jogos novos que incluem músicas antigas ou de remakes de jogos velhos.

Ainda vou fazer um podcast sobre a SGZ, como prometi, e também planejo fazer alguns posts a respeito de sua história e seus membros. A literatura sobre o grupo é escassa e predominantemente em língua japonesa, então vai dar algum trabalho.

Enquanto não encontro tempo para fazer isso, resolvi pegar conteúdos da conversa de ontem e transformar em post para que mais gente possa ver. Falávamos sobre os shows ao vivo da SGZ e, como bem observou o Mestre Barros, um dos mais célebres é o Neo•Geo Super Live! 1994, mas há também as performances Neo•Geo DJ Station Live ’98 e Neo•Geo DJ Station Live ’99. Todos foram lançados em CD, mas, para tristeza dos historiadores de game music (ou para a nossa felicidade, se virmos o copo meio cheio), apenas este último foi gravado em vídeo e lançado em versão LD, dificílima de encontrar.

Por sorte, alguma alma caridosa na China resolveu ripar e outra decidiu colocar no YouTube. Não são todas as músicas do LD, mas já é o suficiente para lamentar não estar no Japão no dia do show. Mal se vêem os músicos, já que os donos do palco são os seiyuus, mas vale pela exímia e muitas vezes original execução dos talentos músicos. Confira abaixo, na ordem em que foram tocadas, depois do “salto”.

“We are the B.O.F.!”
(Lado A, Trilha 2 do LD / Disco 1, Faixa 2 do CD)

Abertura do show. O título da música deve-se ao fato de a banda de personagens da SNK ser intitulada “Band of Fighters“. Neste segmento, os seiyuus que dublam oficialmente os personagens e os personificam também como cantores são apresentados na ordem:
• Kong Kuwata: voz de Gesse Howard e Duck King
• Akoya Sogi: Mai Shiranui
• Monster Maezuka: Benimaru Nikaido, Choi Bounge (aqui caracterizado) e Ralf Jones
• Youko Asada: Rinka Yoshino (de Samurai Shodown: Warriors Rage)
• Mayuko Omimura: Akari Ichijou (de Last Blade)
• Ikezawa Haruka: Athena Asamiya (inconfundível)
• Kyoko Hikami: Takane Hibiki (de Last Blade)
• Keiko Kamitani: Rimururu
• Ikoma Harumi: Nakoruru, King e Blue Mary
• Yasui Kunihiko: Iori Yagami (o mais aplaudido)
• Masahiro Nonaka: Kyo Kusanagi
• Mami Kingetsu: Li Xiangfei
• Kouji Ishii: Ryuji Yamazaki (caracterização impecável!)

“Open Your Eyes”
(Lado A, Trilha 3 do LD / Disco 1, Faixa 3 do CD)

Athena Asamiya (Ikezawa Haruka) canta esta faixa, acompanhada pela Band of Fighters: Nakoruru (Ikoma Harumi), aqui de backing vocal, Kyo Kusanagi (Masahiro Nonaka) na guitarra e Iori Yagami (Yasui Kunihiko) no baixo. Dá para ver que estes dois últimos seiyuus apenas fingem estar dedilhando seus instrumentos de cordas. É um lance teatral, enquanto quem manda ver é a Shinsekai Gakkyoku Zatsugidan.

“Yuuhi to Tsuki” (“The Setting Sun & The Moon”)
(Lado A, Trilha 4 do LD / Disco 1, Faixa 4 do CD)

Música cantada por Masahiro Nonaka (Kyo Kusanagi) e Yasui Kunihiko (Iori Yagami; notem os aplausos, muito da personalidade do lutador se deve realmente à caracterização do dublador). Música de encerramento de KOF ’96, faixa 15 da AST do jogo. Destaque para o hipnotizante saxofone de Osamu Koike, que também fez ouvir seu sopro divino em Real Bout Fatal Fury Special, Real Bout Fatal Fury 2 e, principalmente, no jazzístico Art of Fighting 3.

“Kokoro o Tsunaide”
(Lado B, Trilha 13 do LD / Disco 1, Faixa 14 do CD)

Keiko Kamitani (Rimururu) e Ikoma Harumi (Nakoruru) fazem dueto desta música que toca no Staff Roll de Samurai Shodown: Warriors Rage (Samurai Spirits Shinsho: Kenkaku-ibunroku) e é a faixa 14 do CD2 da OST desse jogo. Por sua vez, é baseada no tradicional tema de Nakoruru desde SS1, “Shizen no Utage” (“Banquet of Nature”).

“Pieces!”
(Lado B, Trilha 18 do LD / Disco 2, Faixa 5 do CD)

Curiosidade: o apresentador é o Kouji Ishii, seiyuu do Ryuji Yamazaki. Esta canção de Kyo Kusanagi (cantada por seu dublador Masahiro Nonaka) apareceu pela primeira vez no adventure The King of Fighters: Kyo, exclusivo para PS1 japonês. O grande destaque deste vídeo é o solo de guitarra de Jun Kajiwara, num dos raros momentos em que um membro da Shinsekai Gakkyoku Zatsugidan aparece (e aqui ainda é creditado!). E não é para menos: desde que entrou para o grupo em Fatal Fury Special (1993), participou de praticamente todos os álbuns da SNK e é considerado o Mr. Shinsekai (além de ter trabalhado em outros álbuns, como em Rockman X Alph-Lyla, Street Fighter EX Arrange Sound Trax e Star Ocean: Till the End of Time Original Soundtrack: Vol. 2).

“Heavy Baby’s III”
(Lado B, Trilha 20 do LD / Disco 2, Faixa 7 do CD)

Terceira versão da música das lutadoras da SNK: aqui com o quarteto formado por Athena Asamiya (Ikezawa Haruka), Nakoruru (Ikoma Harumi), Li Xiangfei (Mami Kingetsu) e Takane Hibiki (Kyoko Hikami). A música foi executada pela primeira vez no álbum Neo•Geo Gals Vocal Collection, faixa 9, então cantada por Yuri Sakazaki (Horie Kaori), Mai Shiranui (Sogi Akoya), Nakoruru (Ikoma Harumi) e Kasumi Todoh (Yumi Masae). Esta segunda versão foi executada ao vivo, com essa formação, no show Neo•Geo DJ Station Live ’98, faixa 7 do disco 1. A versão Heavy Baby’s II é do CD Neo•Geo DJ Station in Neochupi, faixa 7, e tinha formação um pouco diferente: Nakoruru (Ikoma Harumi), Rimururu (Keiko Kamitani), Li Xiangfei (Mami Kingetsu) e Akari Ichijou (Mayuko Omimura).

“Never Lose My Way”
(Lado B, Trilha 21 do LD / Disco 2, Faixa 8 do CD)

É a canção de Iori Yagami (Yasui Kunihiko), que também apareceu pela primeira vez no jogo The King of Fighters: Kyo e foi cantada, além de aqui, em Neo•Geo DJ Station Live ’98 (disco 2, faixa 8), Neo•Geo DJ Station in Neochupi (faixa 11), SNK Characters Sound Collection Vol. 11: Iori Yagami (faixa 14) e Neo•Geo Guys Song Collection (faixa 8). O destaque aqui vai para o solo da tecladista Chizuko “Pretty Honey” Yoshihiro, que participou, por exemplo, do CD debut da dupla de jazz fusion Jimsaku, formada por dois ex-Casiopea. Também há novo solo do guitarrista Jun Kajiwara. Ambos são creditados.

“The Song Of Fighters B.O.F. Special! (Bright & Fly)”
(Lado B, Trilha 23 do LD / Disco 2, Faixa 10 do CD)

Esta é a terceira versão de “Song of Fighters”, música que reúne diversos lutadores da SNK, e só foi executada neste show, com a participação de Athena Asamiya (Ikezawa Haruka), Kyo Kusanagi (Masahiro Nonaka), Iori Yagami (Yasui Kunihiko), Nakoruru (Ikoma Harumi), Rimururu (Keiko Kamitani) e Benimaru Nikaido (Monster Maezuka, aquele que apareceu na abertura “We are the B.O.F.!” de Choi Bounge). A primeira versão da música, “The Song of Fighters ’95”, foi introduzida em The King of Fighters ’95 Arrange Sound Trax (faixa 14) e tocou também em Neo•Geo Gals Vocal Collection (faixa 8). A segunda, “The Song of Fighters II”, encerra The King of Fighters THE BEST -Selected by Characters- (faixa 27) e também integra Neo•Geo Guys Song Collection (faixa 2). Todas têm letras e participantes diferentes.

“Dance de Peace!”
(Lado B, Trilha 26 do LD / Disco 2, Faixa 14 do CD)

Faixa de encerramento do show, com a participação de todos os seiyuus, mas comandada mesmo pelo carismático e animado Kong Kuwata. A música estreou em Garou Densetsu THE BEST -Selected by Characters- (faixa 21, a última) e também foi executada em Neo•Geo Guys Song Collection (faixa 13, a última). Parece que ficou consagrada como uma faixa de encerramento. “Thank you, good night”.

Anúncios

7 Respostas to “A banda da SNK: show ao vivo de 1999”

  1. Como não poderia deixar de ser, extraordinário o post, Fabão! Fico honrado da menção na introdução, uma vez que sou um mero iniciante da Shinsekai. Foi você quem me recomendou os discos dela e apresentou o nome em alfabeto romano da banda – antes para mim Shinsekai Gakkyoki Zatsugidan era apenas 新世界楽曲雑技団.

    Ainda bem que há tais registros – quem me dera se também existisse do Neo Geo Super Live 1994!. Da Kukeiha Club, pelo que sei, não existe um vídeo sequer. Falando nela, cada vez mais fico impressionado como esses grupos gamísticos foram celeiros de grandes instrumentistas. A Chizuko “Pretty Honey” Yoshihiro também tocou no CD de estréia da Kukeiha Club. Você citou a Jimsaku. Justamente o Akira Jimbo e o Tetsuo Sakurai não só participaram do Kukeiha Club, como também do Art of Fighting Well-Matched Contest Story AST e do The King of Fighters ’96 AST. O Jun Kajiwara eu conhecia por tocar na banda do Masato Honda (ex-T-Square) e só depois fui descobrir que ele participou de dezenas de álbuns de game music como você comentou.

    Outro que citaria é o Hiroyuki Namba, um fenômeno de produtividade. Já foi ou é integrante de diversas bandas (Yajuh Ohkoku, A.P.J., Sense of Wonder, Exhivision etc.), participou de vários CDs da Falcom (há até uma coletânea só dele, a Falcom “Namba” Collection), foi um dos compositores do adventure Machi, foi o compositor do primeiro OVA da história, Dallos, e, finalmente, tocou no The King of Fighters ’95 AST.
    http://vgmdb.net/artist/688

    E tem um monte ainda. Uma ótima referência de músicos nipônicos é a página coreana Gonsiopea, que cobre T-Square, Casiopea e outras bandas J-Fusion. Pena que tem poucos álbuns de game music cadastrados, mas confrontando os nomes daquele site em japonês ajudará a desvendar a origem de muitos dos participantes dos CDs da Shinsekai. 😉
    http://www.gonsiopea.com

  2. Uehara said

    Antes de tudo, obrigado pela menção honrosa no início do post, e mais uma vez, parabéns pelo belo texto e também pelo trabalho de pesquisa. Não esperava uma “resposta” tão rápida, e muito menos um post sobre o assunto! Muito legal, mesmo!

    Eu ia responder no post anterior, mas aproveito pra responder aqui mesmo:

    -Realmente, poucos cenários de KoF ’97 têm músicas próprias. As músicas são dedicadas aos personagens, sendo que Esaka Forever é a música destinada ao Kyo, Cool Jam é a do Iori, Bloody é a do New Faces Team, Rhythmic Hallucination é tema dos sub-chefes, e assim vai. Eu lembro de só jogar com personagens “com música” na época, justamente pra não ficar com o background em silêncio!

    -Fabão me perguntou se eu tinha ouvido a versão arranjada. Há quase uma década atrás, eu ganhei um KoF ’97 de Neogeo CD, comprado no extinto Mappin por 69 reais. O CD conta com as versões arranjdas das faixas, e o melhor: toca em qualquer CD player! Ah, bons tempos aqueles…

    Mais uma vez, parabéns pelo post e muito bons os vídeos! Só assisti os 4 primeiros, já que os outros parecem estar fora do ar. De qualquer forma, tudo isso só serve pra reforçar o mito por trás da série KoF, e me faz acreditar cada vez mais que, por mais que Street Fighter seja a mais famosa, KoF é a série de luta mais “charmosa” de todos os tempos!

  3. […] e, na maioria das vezes anônimos compositores, que, juntos atendiam pelo escalafobético nome Shinsekai Gakkyoku Zatsugidan e lançaram dezenas de álbuns? Título, aliás, concedido à extinta banda da produtora, formada […]

  4. […] 3, interpretadas por talentosíssimos instrumentistas. Destacam-se o guitarrista Jun Kajiwara, o Mr. Shinsekai, de tantas participações em álbuns da SNK, e o experiente saxofonista Sadao Watanabe, atualmente […]

  5. […] que, a exemplo do Neo Geo DJ Station Live ’99 destrinchado pelo Fabão (aliás, valeu mais uma vez pelo meu exemplar =P), os cantores eclipsam por completo o […]

  6. […] (Taito), Kukeiha Club (Konami), Alph Lyla (Capcom), Gamadelic (Data East), J.D.K. Band (Falcom), Shinsekai Gakkyoku Zatsugidan (SNK), e anos mais tarde, The Black Mages, ghm sound team e […]

  7. elias said

    Eu jogo demais este jogo quem quiser
    comversar comigo é só me add no msn ae

    elisas-gleiser@hotmail.com

    vamos a luta

    só jogo com yuri benimaru e ralf

    e vamos a luta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: