Gamer Lifestyle

O blog do Fabão

Como você joga?

Posted by Fabão em 2 julho, 2008

Migre para o novo GamerLifestyle.com.br e curta mais atualizações, drops com as notícias do dia e muitos outros recursos.
Novo site: http://gamerlifestyle.com.br/
Novo feed: http://feeds2.feedburner.com/GamerLifestyle-com-br


Post curtinho, só para promover uma discussão interessante. Durante a madrugada passada, terminei Metal Gear Solid 4. Minhas impressões estão a caminho, e prometo uma análise aprofundada aqui no Gamer Lifestyle, mas o que quero discutir hoje é a maneira de jogar. Ao final da minha jornada com Snake, o contador marcava 35h11m23s. Isso é muito em comparação com amigos que terminaram pela primeira vez em 20 horas ou menos (claro, o jogo pode ser terminado em muito menos, mas me refiro aqui à primeira apreciação).

Tenho essa tendência a me demorar muito num jogo: dos últimos aos quais me dediquei, concluí Final Fantasy XII em 102 horas (quando eu decidi ver o final, pois continuei jogando muito mais depois disso), Kingdom Hearts II com 45 horas, Resident Evil 4 com 30 horas, Metal Gear Solid 3 com 29 horas, Zelda: Twilight Princess com 65 horas, Metroid Prime 3 com 23 horas (isso no relógio do jogo, que é picareta e não conta diversas coisas; estimo que tenham sido umas 35~40 horas reais), para citar alguns.

Por que demoro tanto? Porque não consigo resistir ao ímpeto de falar com todo mundo três vezes seguidas, retornar para ver o caminho “errado” quando percebo que estou indo pelo “certo”, completar atrações paralelas e ficar contemplando por alguns bons minutos cada nova sala visitada. Tenho amigos que jogam da mesma maneira, como também outros que preferem o jogo rápido, por razões várias.

E você, como procura aproveitar seus jogos? Por que prefere jogar assim? Diga lá.

32 Respostas to “Como você joga?”

  1. Poh grande Fabão… Essa discussão é boa mesmo!!! Parabéns por ter zerado o MGS4! E tipo assim… Eu também costumo perder bastante tempo em um jogo, não sou adepto de jogar corrido apenas por zerar… Morri N vezes no Gears (ainda não zerei) só para conseguir uma COG tag!! Eu me achava doente, pois TODOS os meus amigos zeram os jogos passando por cima completamente dos extras e detalhes… Simplesmente não consigo jogar sem testar os 2 caminhos possíveis hehehe Acho que esse ímpeto é positivo, pois várias vezes eu comentei com pessoas sobre detalhes que elas nem haviam percebido (claro que o contrário também ocorre, afinal de contas nunca fui um jogador excepcional)…
    É isso aeh galera! E vocês? Como jogam? Abram o coração hauahuahuaa

  2. Fabão said

    @Bruno Julião
    Eu também sou persistente. Só com o tempo que gastei tentando pegar uma maldita Excalibur no FFXII eu poderia ter terminado uns três Shadow of the Colossus. 😛
    Acho que tem a obsessão saudável e a não tão saudável. No caso da Excalibur, acho que não foi uma escolha muito lógica, já que deixei de dedicar esse tempo a outros jogos. E assim eu vou perpetuando lacunas no currículo como Viewtiful Joe, ICO, Xenosaga… -_-

  3. Mestre, pelo que eu me lembre, demorei a mesma quantidade de tempo que você para terminar o Metal Gear Solid 3 e o Resident Evil 4. Também gosto de fazer o que você disse em jogos de RPG: converso diversas vezes com a mesma pessoa. Eu procuro explorar ao máximo os lugares e o que o jogo tem a oferecer, mas dificilmente completo com 100%.

    Procuro fazer o seguinte. Digamos que haja três caminhos: esquerda, direita e para frente. Se eu sei que a vereda correta, aquela que faz avançar a história, é a central, escolho primeiro a da esquerda, depois e da direita e por fim me dirijo ao local ao qual devo ir.

    Como eu disse, dificilmente consigo terminar os jogos com 100%, mas pelo menos antigamente eu zerava os games mais de uma vez para ver o que ficou faltando. Foi assim com os primeiros Residents e Metal Gears, e recentemente com o Shadow of the Colossus.

  4. […] exemplo do mestre Fabão, na última madrugada cheguei ao desenlace de Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots. Ao […]

  5. Deivid said

    Cara, dos jogos que você citou, KH2 eu poderia ter zerado em 31 hrs, mas como tinha muita coisa pra fazer ainda, só fui pra batalha final lá pras 51 hrs, depois de sepiroth e tudo.Acho que ficou bem + facíl até^^.

    Metroid 3 não posso falar nada pois não joguei, mas o 2 e o 1 demorei pacas lembro que paguei 15 pratas a mais no prime 1 de multa na locadora^^, foi em 26 hrs o 1 + foi com 89% de jogo, o 2 foi 33 hrs, com 77%.

    RE4 fiquei até surpreso por vcs, porque a primeira vez que finalizei ele foi 18hrs, e com vergonha^^, pensando que era muito, depois disse já zerei + de 7 vezes, nesa epoca era gamecube, 3 reais a hora, prejuizo…

    Metal gear 3 foi com 21hrs, acho q tive uma certa facilidade com esse.

    FFXII foi em japa né, aí já viu^^, a ultima vez que joguei ele tava marcando umas 143 hrs, suei muito rsrs, depois que saiu o detonado dda SDP jah era tarde demais^^, tava quase terminado…nossa cara, perdi muitas noites de sono com esse, e FFtatics também, esse foi campeão de viradas, o save tá guardadinho, tá marcando 233 hrs e uns pouquinhos.

    Gosto muito de jogar pra ver tudo + e + vezes, é pra durar msm, mais quando não tenho tempo ou quando jogo em locadora(sim eu ainda jogo^^), faço o possivel para ver de tudo, mas nem sempre dá.

    Vide MGS4, estou jogando na locadora, veja bem, 4 REAIS A HORA!!!,então não dá pra perder muito tempo vendo cutscenes, então eu vejo pelo youtube as que eu perdi por falta de tempo rsrs.

    Gosto de durar bastante em cada jogo, mas se não é possivel, paciencia… um outro dia, talvez.

  6. Ontem (02/07) estava conversando com uma amiga sobre isso. Eu geralmente jogo no mínimo umas 2 vezes antes de “deslanchar”. Na primeira vez sempre jogo pra conhecer e verificar os comandos e alguns detalhes. Não vou muito longe. É claro que isso não algo metódico. Quando pego a manha do jogo daí vou embora. Por exemplo em Assassin´s Creed. Já faz algum tempo que tenho e nunca terminei. É a segunda vez que estou jogando ele, parei por um tempo e resolvi começar novamente, para aproveitar mais e fazer as missões corretas, ou seja, gosto de entrar no clima do jogo. Até apelei para o filme As Cruzadas antes de re-começar.

    Nunca me precupei enquanto tempo eu termino o jogo, alias acho isso até estranho. Tenho amigos que compra o jogo e dois dias depois chegam dizendo que terminou o jogo tal cheio de entusiasmo e de spoilers, argh!

    O jogo pra mim é como um bom queijo ou vinho, enfim, tem que desgustar. Pra que a pressa? O importante é a diversão e se um jogo tem 10 horas, faço ele em 50 e sou feliz e muito assim.

    Bacanudo esse post, valeu!

  7. Victor said

    “Mestre” foi foda, Gustavo. Também acho o Fabio um cara FODA, e eu nem conheço ele. Conheço o que ele escreve nas revistas, a paixão por RPG e a (super) mesa de trabalho dele. Só pela mesa, merece respeito. =D

    Bem… pra que ligar para o tempo? Terminar o jogo mais rápido faz de você um cara melhor? Porra… parabéns, heim.
    Os jogos são uma arte e jogar, também, é uma arte, oras. Se é arte, é para ser apreciada, e quanto mais você se prender aos detalhes, melhor! Odeio gente que diz “não gosto dos filminhos”. PORRA, eles são o charme do jogo, toda a estória gira em torno delas e, mesmo que não gire, parar e apreciar a beleza que podemos fazer com um pouco de tecnologia em mãos é o mínimo de consideração que posso ter pelo trabalho dos caras, além de que essas cenas extras podem até ser engraçadas! Ainda mais em um jogo do Kojima, onde os detalhes são os grandes astros.

    Enfim. Pare, pense e aprecie. Temos todo o tempo do mundo, não? =]

  8. Fabão said

    @Hitzman
    A sua descrição dos caminhos é perfeita, se aplica completamente aos meus hábitos. 😛
    O Trivas e o Bracht também seguem o método. ^_^
    Ultimamente tem sido difícil para eu terminar os jogos com 100% também. Procuro fazer tudo tudo, chego até perto, mas acabo deixando os saves para completar depois, um depois que nunca vem… A vez em que cheguei mais perto disso foi com Metroid Prime 3, que terminei com 98%. Eu ia continuar explorando os planetas para cumprir o par de pontos percentuais restantes, mas, quando o jogo pediu para salvar a conclusão que possibilitaria o New Game+, confirmei, sem saber que o FDP do jogo grava por cima da partida que você acabou de terminar!!! Aí desencanei… -_-

  9. Fabão said

    @Deivid
    Mano, você é true hardcore! Jogar por hora em locadora é treta. Lembro que fazia isso nos tempos do Mega Drive e início do Super NES. Era algo mágico, mas esvaziava os bolsos impiedosamente. 😛
    Taí um caso em que a pressa é a melhor amiga. Preferível jogar correndo que não jogar. Se fosse jogar MGS4 como eu, você teria que desembolsar R$ 140! /o\

    @Marcos Diniz
    Foi bom você mencionar o lance da calma para terminar um jogo. Sempre que converso com os parceiros de labuta, todos estão fissurados em alguma novidade. Há uma necessidade (às vezes em detrimento da vontade) de jogar o último lançamento, já que a profissão exige urgência, seja para fazer a análise, seja para confeccionar o detonado – ou simplesmente para cumprir tabela, por que não? E, como estamos sempre às voltas com o jogo do último minuto, acabamos esquecendo que muitos outros gamers (não sei se maioria ou não, mas desconfio que sim) vão apreciar obras semanas ou até mesmo meses depois do lançamento, sem pressa, na maciota. ^_^

    @Victor
    “Jogar é uma arte”, falou tudo! ^_^
    Mas, ei, isso me fez lembrar da arte dos speed runs! Mas acho que até os mestres das partidas-relâmpago apreciaram calmamente a primeira jogada :P. Eu pelo menos me lembro que terminei Super Metroid pela primeira vez com umas 18 horas, antes de alcançar uma das poucas façanhas gamísticas da minha vida: 100% com 2h43m! Bons tempos aqueles…

  10. Pedro Ivo said

    Tabém sou do tipo que joga com calma. Terminei Shadow of the Colossus em 8hrs e 5mins, achando que foi pouco. Mas aí eu descobri que tinha aquelas frutas que aumentam a energia, e agora estou atrás de casa uma delas. Chuto dessa vez vou terminar com mais de 10 horas! 😛

  11. Victor said

    Shadow of the Colossus é um game em que você:

    1 – Mata os colossus e termina o jogo, o que é bem rápido;
    2 – Aproveita o cenário. E que proveito. O cenário é lindo e vagar por ele é muito gostoso. Fazendo isso, o tempo gameplay fica MUITO extenso. =D

    Adorei uma coisa que tu disse, Fabão: “… perpetuando lacunas no currículo…”. Cara, o “currículo gamer” é a coisa mais divertida e engraçada do mundo. xD

  12. Mauri Link said

    Também sou adepto do lema TODOS OS CAMINHOS LEVAM À ROMA.
    Procuro conhecer todos os caminhos e opções que o jogo oferece. Ocarina of Time me ensinou isso. Jogar por prazer, sem metas, sem objetivos, sem pressa. Ficava horas explorando Hyrule, e acontece o mesmo hoje, só anteontem cheguei em Hyrule Castle em Twilight Princess, ao atingir 67 horas de jogo. Acho “desperdício” passar em 6 segundos por um lugar que demorou 6 semanas para “ficar pronto”. Particulamente em Zelda, fico testando as traquitanas do Link em todas as coisa, lugares e pessoas. Mas sempre jogo uma segunda respeitando também o próprio ritmo narrativo do jogo.
    A única vez que fiz um speed run foi em Burnout 2, que terminei com todas as medalhas em uma só noitada.

  13. Eu sempre jogo igual a ti, principalmente nesse lance de “voltar para conhecer o caminho errado antes de ir pelo certo”. Mas mesmo assim eu não demoro tanto quanto tu, acho que tu faz isso com ainda mais calma do que. Eu acabo ficando meio de saco cheio lá pelos 3/4 do jogo (qualquer jogo, já reparei nisso), e aí fico querendo terminar logo pra poder jogar outro. 😛

  14. FABÃO, TU TERMINOU SUPER METROID COM 100% EM MENOS DE 3 HORAS?!

    Achando tudo por conta própria?! Eu não conseguiria essa façanha nem com 300 horas… Super Metroid é um jogo para o qual eu e dobro humildemente. Ele é melhor que eu.

  15. Adney Luis said

    Antigamente, na minha época áurea de gamer (infância/adolescência) degustava cada momento do jogo, destrinchava cada detalhe dele. O dono da locadora adorava quando eu alugava um RPG ou um jogo mais longo, ele sabia que eu alugaria o jogo por várias semanas consecutivas…:)

    Depois que a Faculdade veio, o tempo ficou menor, então me preocupava em terminar o jogo, sem destrichar todos os detalhes. Isso até eu ocmprar o NIntendo DS. Basta dizer que estou com 15 horas de jogo no FFTA2 (original, antes que perguntem – comprei no Mercado Livre) e completei apenas 30 missões (dizem que são mais de 300…)

  16. Adney Luis said

    Agora, Fabão, tu acabou de virar o meu ídolo. Terminar Super Metroid (o jogo supremo) em menos de 3 horas???? Isso é para poucos (e olha que sou um fanboy ferrenho de Super Metroid e virei em “extensas” 6 horas)!!!

  17. Eu sempre me dediquei muito aos RPGs. Mas ultimamente não ando conseguindo me dedicar TAANTO tempo como antes. Eu lembro da disputa de tempos do tipo “eu zerei em XX horas e vc??”. Eu nunca me preocupei com o tempo, e sim com o fator “fiquei muito fodão”.

    Recentemente gastei mto tempo com GTA, até zerar foram 35 horas. Hoje já deve estar em umas 45~50. Mas o meu campeão é o Pokémon Diamond, que já estou com 350 horas. E sem essa de deixar o portatil ligado e ir durmir (acreditem, tem gente que faz isso. E o mestre Pranda pode me confirmar isso pq ele foi testemunha ocular disso auhauahua)

    No geral eu sou lerdo mesmo. Mas gosto de ir no meu ritmo ^^

  18. Fabão said

    @Bracht/Adney
    Como disse, na época do Super Metroid eu tinha tempo de sobra pra me dedicar a essas proezas. Fui totalmente na raça e, inclusive, econtrei dois itens que faltavam no detonado de 98% da SuperGamePower número 04, a única fonte de informação sobre o jogo nos idos de 1994. Terminei aquilo não sei quantas vezes até me dar por satisfeito quando finalmente vi a Samus sem a armadura após os créditos. Mas eu tinha um amigo que fazia o jogo inteiro com a ombrada supersonica e conseguia fechar com 100% em 1h40m, mais ou menos. Mas me contentei com minha conquista pessoal.
    Lembro que eu gravava os finais dos jogos e outras façanhas em VHS. Ainda tenho as fitas na casa da minha mãe, se já não mofaram. Tinha o final de Final Fantasy II, III, Secret of Mana, essa partida de Super Metroid, Lunar: Eternal Blue, Star Fox terminado pela rota difícil com quase 100% de aproveitamento, entre outras coisas.
    Hoje sou um patinho na lagoa comparado ao jovem gamer que enriquecia os donos da Progames da Lapa – e depois continuou fazendo isso, só que profissionalmente. 😛

  19. Agora já sei o que responder se um dia fizerem um pingue-pongue comigo ao final de alguma entrevista e perguntarem: “Um ídolo?”.

  20. Fabão said

    @Bracht
    Sim: “O amigo do Fabão que terminou Super Metroid em 1h40m com 100%.” XD

  21. Deivid said

    RÁÁÁÁÁÁÁ…

    Ganhei do Bracht, do Adney e do Fabão!!!ahuHUHauha
    Por um bom tempo(e a pouco tempo), eu tive meu amigão SNES,onde rolavam ferrenhas disputas de killer stinct, yu-yu hakusho, e é claro, Super Metroid.Cara, rolava muitas speed-runs por aqui:Donkey Kong(todos o 3), mario all stars(os que davam, tenho orgulho de terminar o super mario 3 em 30-32 minutos, pode procurar que tem gente que fez em bem menos tempo!!), e claro, Super metroid, era eu meu irmão, toda hora um quebrando o recorde do outro…rsrs, e tudo isso cravando toda hora 99%(cara, ninguem sabia onde tava o ultimo missil!!!), até que saiu a edião 50 da NW(PQP, lembram dessa?Ótima ediçao!), que tinha detonado completinho e otras cositas mas(não sabia fazer crystal flash), aí sim, com 100% dos itens, foi foda!!!

    Hoje, depois de ver alguns videos na net(vcs sabiam que dá pra pegar o Super Míssil antes do primeiro chefe, assim podendo passar direto dele??Assim como se pode tb, pegar o High jump boots no Metroid prime, assim que vc sai da nave(quando começa o jogo msm)? Mudou minha vida isso cara!Sério^^, essa de passar o jogo quase todo usando a ombrada é federal tb^^, assim como vc pode passar o jogo quase todo sem precisar do grapple(só pego ele + no final)!

    Agora estou sem nenhum console por aqui(o super tá aposentado rsrs), senão aroveitaria pra fazer mais alguns speed runs, isso porque não contei os SR dos resident evils por aí(tenho de todos, menos os outbreak e o 4^^) e god of war 1, no modo mais dificil com 3hrs e 5min.

    Agora, Fabão, esse negocio de jogar em locadora e fodis msm^^, só tó jogando pq e MGS4, e olhe lá…, ia começar a jogar devil may cry 4 pq gosto muito dessa serie tb, mas um cara aki perto tem 360 paraguaio(entende?)e é bem mais em conta pra mim…rsrs

    Agora, pra quem gosta msm, olha esse aqui do metal gear 4:

    http://www.ps3fanboy.com/2008/06/26/the-boss-extreme-beaten-in-under-three-hours/

    O cara e muiiiiiiiiiito sinistro, o cara simpplesmente não deu “alert” em nenhum inimigo, merece meu respeito por isso…rsrs
    Humm…. acho que vou pegar um ps2 emprestado para ver o que posso fazer com o MGS3…

  22. Deivid said

    AFF, esqueci de colocar o meu recorde no Super Metroid^^, atualmente é 1hr e 25-30min, depende muito se eu errar matar um mestre por exemplo, ou inventar de ir por outro lugar, mas quase sempre já tenho uma rota pré-determinada…

    Acho q vcs já sabem, pq saiu num adição da EGM antiga, um russo que acabou o Prime 1 em 1hr e 10min em 100%, esse sim sou fã^^

  23. Maiquinho said

    faço o mesmo
    e ainda fico correndo contra a parede apertando o botão de exploração, pro caso de existir algum item invisivel :p

  24. Fabão said

    @Maiquinho
    Meu Deus! Temos que fazer uma lista com esses hábitos estranhos que temos! XD

  25. Victor said

    Fabão é rei. Sem mais. Gravar em VHS fins de jogos é… =X

  26. dependendo do jogo, eu fico com pena de terminar.
    um bom exemplo foi Chrono Cross do play1 [[eram 4 cds se nao me engano]] e quando eu passava d um cd para o outro eu ficava com o coração apertado, achando q a qualquer momento minha diversão ia terminar.
    então eu enrolava…
    entrava em batalhas q nao precisava…
    ia atras de dragões q eu sabia q nao era forte o bastante para derrotar e treinava por semanas ateh conseguir vence-los [[quando o simples avanço no jogo me daria essa experiencia sem q eu precisa-se “focar” nisso.]]
    então eh sempre a msma história.
    em RPGs eu sempre mato o chefão final sem o minimo esforço pq meu lvl geralmente está mto, mas MTO maior do q ele deveria estar se eu concluisse o game normalmente.
    eh frustrante haha.
    eu acho q os chefões podiam se adequar ao lvl q o jogador está para oferecer mais emoção e coisas assim.

  27. Miwi said

    huahuahaa
    achei que só eu fazia isso xDDDDD

    Eu também sou tremendamente enrolona
    fico fazendo quests paralelas.
    Aí eu olho, ah, cansei, vamos ver como continua a história, vejo filminho, volto a fazer coisas aleatórias… xD

    E eu prefiro jogar nos modos normais/fáceis. Eu gosto de ficar admirando o jogo, pegando quinquilharias, não de morrer 35255356 vezes para poder passar de fase…. xDDD

  28. Miwi said

    Completamente zoado meu comentário aí de cima.

    Eu queria citar a frase “retornar para ver o caminho “errado” quando percebo que estou indo pelo “certo”,” do texto, mas eu nao sabia usar o blockquote…

    noobagem totl, percebam ;D

  29. Eu sofro de um mal parecido – perai, mal? Recomeçando: eu também me demoro nos jogos que gosto. Especialmente naqueles que são imersivos e cheios de coisas para ver e fazer. Final Fantasy XII foi assim, e agora GTA IV. Eu começo a enrolar para não finalizar logo. Tem jogos que são orientados para o final, e vc vai lá e termina. De boa. Tem jogos que eu fico triste qdo vejo que ta chegando no fim.

  30. Coutinho said

    eu queria ter tempo pra pode explora mais . ja fui mto mais fucador de cantos nos jogos . mas hj o tempo esta curto e tenho q me contentar apenas com o 80% dos jogos hahaha

    saudades dos tempos de colegio q podia chega em casa e nao tinha responsabilidade nenhuma e podia ficar jogando o dia todo
    parecia q os dias tinham mais horas naquele tempo , dava pra quaze faze 40 horas em um dia ,exagerei haha, todo cantinho era conhecido . agora infelizmente mta coisa passa despercebida . fazer o que nao da pra se crianca pra sempre

  31. matt said

    eu sou super ligado nos detalhes e extras por exemplo agora que eu acabei de ganhar o wii (VIVA!!! VIVA!!!) eu tô jogando zelda twilight princess já tá a mais de 45h de jogo e umas 10 devem ter sido usadas pra procurar os 7 golpes secretos (só faltam dois) e eu tb sempre tento ir pelo caminho errado tentar achar bonus. Aliás, eu sou novo aqui e queria saber se o fabão já analisou o twilight princess?

  32. Fabão said

    Parabéns pelo presente, Matt! ^_^
    Já avaliei Twilight Princess sim, na EGM Brasil 59. Na época dei 10 ao jogo, mas algum tempo depois me arrependi da nota. Até hoje ela me incomoda um pouco. Qualquer dia republico o texto da análise aqui e explico porque o jogo não merece o platinado 10. ^_~

Deixe um comentário

 
