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Íntegras: PlayStation Home [D&T PlayStation 114, 07/2008]

Posted by Fabão em 15 julho, 2008

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So lonely...
So lonely…

Esta coluna foi concluída há 20 dias e está na Dicas & Truques para PlayStation de julho, que já está nas bancas. Contudo, o momento me parece muito oportuno. Hoje concluiu-se o ciclo de coletivas de imprensa das três gigantes para a E3 2008 e, penso, foi um marasmo comparando-se aos anos passados. Eu esperava muito mais. Só uma grande surpresa? Francamente…

Bom, de volta ao ponto: enquanto a Sony continua prometendo sua megalomaníaca Home para o PS3, a Microsoft deu o pulo do gato e anunciou a Nova Experiência Xbox, integrando os avatares inspirados pelos Mii da Nintendo com a interação social da Home. Tudo estará disponível no Fall Update. Se tudo der certo, a Home também terá estreado a essa altura, mas o pensamento vertical e o excesso de ambição da Sony permitiram que a concorrente ganhasse terreno. É sobre o que eu falava na coluna…

Pesos e Medidas

Os percalços que a Sony está enfrentando com o seu PlayStation 3 (e o que a história da empresa diz sobre isso)

Já começou errado. No dia 1° de março de 2007, praticamente uma semana antes da coletiva de imprensa da Sony na Game Developers Conference, um site holandês divulgou informações sobre uma rede social do PlayStation 3 que usaria avatares. Naquele dia conturbado, o popularíssimo blog americano Kotaku publicou maiores detalhes, recebeu um ultimato da Sony para não levar a notícia ao ar, ignorou a advertência, entrou para a lista negra da empresa e virou notícia no mundo para, horas depois, voltar às pazes com a Sony. O conteúdo da notícia, então ainda um rumor, quase tinha se perdido no turbilhão do conflito.
De lá para cá, o serviço PlayStation Home passou de “salvador do PlayStation 3” aos olhos mais deslumbrados a “incógnita torturante” no portfolio da Sony. No serviço, cada usuário poderá criar sua contraparte digital com gráficos realísticos (uma abordagem diferente dos minimalistas Mii da Nintendo) e habitar seu próprio espaço virtual, que poderá ser adornado com itens conquistados de diversas maneiras. Será possível também conversar com outros habitantes virtuais e convidá-los para sua casa. Jogos poderão ter funcionalidades específicas dentro da Home, e também haverá arcades e outras atrações, como bilhar e boliche. Haverá espaço para eventos também. É possível, ainda, que incluam um serviço de entrega de pizzas. Ou não…
O lar da Sony tem aspirações de mansão. Não, de palácio de Dubai! Parece uma Babel que almeja o céu e nunca se conclui: era para estrear no final de 2007, foi movido para meados de 2008 e, depois, para final deste ano. E não me surpreenderia se ainda se arrastasse um pouco mais.
Desde aquele agitado dia de março, o pai do PlayStation, Ken Kutaragi, se aposentou e Phil Harrison, o evangelista da Home, deixou seu cargo na Sony para ir, entre todas as opções, para a Atari. Não importa: desde os alicerces, a Home parece uma construção sem mestre-de-obras, um lar sem direção. Em desenvolvimento desde 2005, esperou-se até maio deste ano para que o presidente da SCEE, David Reeves, admitisse a dispersão: “De certa forma, estávamos nos esquecendo dos gamers”.
Tanto tempo se passou que tivemos tempo para questionar: “Para que precisamos da Home mesmo?”. Agora a luta será pela relevância em um mundo que ignorou Second Life, foi dominado pelos Mii e já sinaliza o advento de avatares no Xbox 360. Tão melhor seria se a Sony inaugurasse um quarto & cozinha para depois construir novas dependências.
Enquanto a concorrência (leia-se: Xbox Live) só vem crescendo em cima de seus acertos, a Sony continua a lutar contra suas tenazes raízes. Ainda é, com poucas novidades, a empresa que consagrou o walkman, o disquete e o cd player sem precisar se ocupar com conteúdo. A Sony é, por excelência, uma empresa de hardware. Mais: é uma organização de estrutura predominantemente vertical, em que não há intercomunicação (ou há pouca) que possibilite que os produtos e serviços se integrem, que permita que a bendita XMB seja acessada durante os jogos.
Esforços recentes sinalizam novos tempos na companhia – a ascenção de Howard Stringer à presidência, o primeiro ocidental no cargo, é uma dessas ações. Só espero que as medidas não demorem a surtir efeito, pois já nem me importo mais de ser um “sem-teto digital” no condomínio conhecido como PlayStation 3, e é possível que o povo também fique cansado das promessas politiqueiras de “moradia para todos”.

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7 Respostas to “Íntegras: PlayStation Home [D&T PlayStation 114, 07/2008]”

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  2. […] Update: Leia: Os percalços que a Sony está enfrentando com o seu PlayStation 3. Artigo do mestre Fabão […]

  3. Victor said

    Não sei se eu não me interesso pelo conteúdo online dos consoles da terceira geração porque eu nunca o usei ou se é porque é meio “obsoleto”, já que todos temos um PC em casa e todos (espero) teremos uma boa conexão com a internet para ele. Fora os jogos em rede que se pode jogar no computador TAMBÉM. E eu não curto muito jogar na internet, mas porque não tenho o costume.

    Faltam jogos MUITO bons para a terceira geração, mas tenho esperança porque ainda é cedo. Hoje em dia o ciclo de produção de um jogo é maior e, consequentemente, o de domínio de tecnologias também. Com esses ciclos expandidos, tenho fé que teremos coisas boas mesmo em 2009/2010. =]

  4. Realmente, a novela Home reflete a estrutura organizacional da Sony. E conseguiu ficar obsoleta antes de sequer ser lançada. Agora terão que criar mais e mais e nunca terminar. Ou será que depois de mais um ano apanhando o godzilla station vai se levantar?

  5. Sábias palavras! Acredito que a hora da PS Home foi quando surgiu o Second Life, pois ambos tinham o mesmo ideal, algo mais adulto e com visual mais sério! Talvez se tivesse surgido nessa época, a Home teria mais adeptos que o Second Life e poucos adultos curtiriam tanto os seus Mii que de quase nada servem… Infelizmente a Home que foi tão anunciada vai chegar tendo de encarar a falência do único projeto similar (Second Life) e tendo de disputar à tapas os usuários dos Miis (reforço que são engessados hehehe) e os Avatars e o Live Party que até o lançamento da Home já estarão consolidados… Infelizmente acho que a Sony demorou demais para perceber que estava no caminho errado e a prova disso foi terem voltado atrás e fazerem o DualShock 3, Throphies e … Qualquer outras coisa que eu não lembro agora auahhuahua

  6. […] comunicou à imprensa que realizará um teste beta fechado de seu mundo virtual, a PlayStation Home. O beta terá a participação de 10.000 proprietários do PS3 japonês e deve começar no final […]

  7. Ismael said

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