Gamer Lifestyle

O blog do Fabão

Meme: Preservação da história do jornalismo de games no Brasil

Posted by Fabão em 27 maio, 2008

Migre para o novo GamerLifestyle.com.br e curta mais atualizações, drops com as notícias do dia e muitos outros recursos.
Novo site: http://gamerlifestyle.com.br/
Novo feed: http://feeds2.feedburner.com/GamerLifestyle-com-br


Ao longo desse último final de semana começou, meio que sem querer, um meme internético que é fundamentalmente um serviço de utilidade pública: a preservação da história do jornalismo brasileiro de games. Foram reproduções, através de cópias digitais escaneadas, de textos publicados em revistas de games do passado (não tão distante). Seguem os exemplos que observei pela blogosfera:

Hadouken: publicou a análise de Soul Calibur do Dreamcast da Gamers 43. De quebra, a capa da revista e algumas páginas de previews e notícias.

Rodrigo Flausino: escaneou duas análises de Final Fantasy VIII publicadas na Gamers: da versão japonesa em quatro páginas na edição 38 e a da versão americana condensada em uma página da 44.

Molobakk: resgatou um detonado de 12 páginas da SuperGamePower…

Molobakk: … e também uma matéria de três páginas sobre o Dreamcast, por ocasião da revelação do console, da Gamers 31.

Blogeek: desenterrou o review de quatro páginas (cheias de spoilers!) da versão japonesa de Final Fantasy VII da Gamers 17. Bônus: a capa da revista.

Isso, claro, além da análise + detonado de Resident Evil do PS1 que publiquei aqui no Gamer Lifestyle. E o mestre Prandoni ainda levou a idéia além, garimpando o manual em português the A Lenda de Zelda: Um Elo com o Passado para Super NES e o manual em quadrinhos de Mônica no Castelo do Dragão para Master System. E ainda promete propagandas antigas de games. Não vejo a hora!

Não que não houvessem tentativas anteriores de resgatar revistas antigas ou mesmo matérias específicas, mas agora se delineia um plano para fazê-lo de forma consistente, sistemática e com o nobre propósito de preservar uma tradição. A mim agrada muito a perspectiva de ver um blog colaborativo ou um wiki com cópias digitais, integrais (não mais um pdf utilitarista da Gamers Book Nº 1 apenas com o detonado de Final Fantasy VII) e padronizadas de revistas de games que não estão mais em circulação e nem disponíveis em estoque nas suas respectivas editoras. Será que vai pra frente? Vamos ver.

Eu, particularmente, pretendo publicar, vez ou outra, um recorte temático da revista Gamers, bem como continuar reproduzindo textos mais recentes meus, tudo na seção Íntegras. Mas teria imenso prazer em contribuir com um projeto tão importante.

23 Respostas to “Meme: Preservação da história do jornalismo de games no Brasil”

  1. Mauri Link said

    Mauri Link se apresentando senhor!

    Escanearei(sic…) uma parte do meu acervo também!

  2. Maiquinho said

    obrigado pela citação fabão o/
    só pra constar, vale lembrar que existe essa comundiade:
    http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3460765
    os caras lá também tão realizando um esforço no sentido de preservar a história das revistas de games no brasil. qualquer hora dessas eu volto a colaborar scaneando mais alguma coisa, minha coleção é enorme :p

  3. molobakk said

    O guru Fabao, iniciou o melhor Meme de todos os tempos!
    Pena que boa parte de minha coleção sumiu, com malditos “insetos comedores de revistas de videogame”, e tambem com muita mudança que ocorreu desssas revistas da minha casa para o do meu outro irmão, assim não vou poder contribuir muito… ^^

  4. […] parte tambem do Meme e upe suas […]

  5. Fabão, sou teu fã! Você me fazia gastar 3 reais TODA SEMANA nos idos de 2000. Tenho orgulho de ter, em estado impecável, as “edições de ouro” da Gamers até hoje. E acho essa parada do meme muito bacana, parabéns pra todo mundo que está participando!
    Ah, e agora que parece que o GL voltou pra valer, vou “feedzá-lo”. Abraço! 😉

  6. Fabão said

    @Budrush
    Aproveita e dá uma olhada nos tópicos anteriores também quando tiver um tempinho, Bud. “Tamo” de volta à ativa desde abril. 😉

  7. Deivid 0r3lh4 said

    Opa, como já postei lá atrás, acho essa iniciativa muito legal da parte de geral.Pena que não posso contribuir, tenho poucas GAMERS e nem tenho scanner =(

  8. hunterpiro said

    Fala, Fabão!

    Primeiro, parabéns pelo Gamer Lifestyle! Fiquei super orgulhoso de ver o Espaço DS nos recomendados, e depois incluo você na minha lista de Blogs também.

    Obrigado por explicar o que é ‘meme’, e por dar força à esse mega projeto. Então… vamos ao scanner! Vou começar a scanear mais das minhas raridades por aqui também!…

    Abraço!

  9. Caio said

    Olha, eu tenho guardado no armário a Ação Games do número 30 até o 1xx, e umas 30 ou 40 super game power e gamers. lol

    Nesse final de semana vou ver se scaneio umas!

  10. […] um sorriso imenso de satisfação constatar que tantas pessoas pensam o mesmo, culminando neste movimento digital de vários blogs colocando suas scans para […]

  11. Meu Deus…
    Esse movimento punk de desenterrar revistas velhas realmente é duca.!
    Eu tenho milhares de milhões de Super Game Powers e tbm inumeras Ação Games.
    Qualquer dia que eu nao estiver morrendo de tanto trabalhar e estudar eu escaneio algumas matérias classicas tbm.

  12. […] ao segundo post com scans da Gamers com análises, continuando o meme. Desta vez decidi colocar a do Zelda primeiro, já que a do Metal Gear Solid virá em duas levas de […]

  13. Fabão said

    @Hunterpiro
    Velho, perdoe-me pela demora. Por algum motivo tosco, seu comentário ficou preso pelo Akismet (que amamos odiar e odiamos amar) e eu só vim vê-lo hoje. “Malz aê”, como diria a molecada num fórum por aí. 😛
    Obrigado pela parabenização e faço questão de ter o Espaço DS ali nos Recomendados. Valeu por dar gás ao meme! Ainda espero que isso se transforme num site dedicado exclusivamente à preservação da história dos games no Brasil. \o/

  14. […] Meme: Preservação da história do jornalismo de games no Brasil […]

  15. Eric said

    Tenho todos os números da Gamers desde a #13 acho. Fora isso, tenho pilhas e pilhas de Gamepower/Supergame e SuperGamePower, Ação Games, Videogame e whatevers. Já há um bom tempo venho querendo scanear tudo, para ter um catálogo digital mesmo. Que bom que se iniciou esse meme, assim mais e mais pessoas vão compartilhar suas revistas para o mundo.

    E eu me candidato a postar algumas matérias da Gamers tb. Acho que vou começar por Tales of Destiny…

  16. mcs said

    Um meme de scans de revistas de videogame, idéia bem interessante. Sou o dono da comunidade do Orkut “Revistas de Videogame” – http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=3460765 – citada pelo Maiquinho (ô sumido!?), a qual existe desde o projeto Gamescans original, e que deu continuidade à idéia do projeto quando o mesmo foi descontinuado.

    Também tenho no meu blog, o Passagem Secreta, uma sessão de scans:

    Scans

    Aonde aos poucos vou organizando os scans da comunidade e de outras fontes, com os devidos créditos.

    Nossa comunidade já participou de 2 memes:

    Meme

    Quando quiser, nós do Passagem Secreta estaremos à disposição para participar de um meme juntamente com o Blog do Fabão, com muito prazer, só dar um alô!

    Abraços!

  17. Fabão said

    Hey, mcs, eu me lembro da sua comunidade! Adorava passar por lá e dar uma olhada no que estava acontecendo. O problema é que meio que abandonei o orkut, então nunca mais tive a oportunidade de acompanhar o seu trabalho e o dos membros da comu para preservar as relíquias do passado. Fico feliz que ela continue firme e forte e agradeço pela disposição! Ainda preciso conversar melhor com os interessados para estabelecer meios, padrões e outros detalhes, mas a idéia não morreu. ^_^

  18. mcs said

    Nossa, que surpresa! Não esperava que “Fabio Santana” fosse frequentador de nossa comunidade! 🙂

    Recentemente comentei que a dificuldade na época era escanear, o tamanho dos arquivos, a (pouca) banda de internet, baixar e subir as revistas, etc. Hoje em dia o problema é conseguir organizar de maneira adequada tantos scans de revistas antigas que aparecem por aí.

    Infelizmente me falta tempo para me dedicar como eu queria, mas determinação nunca.

    Fábio, assim que puder, dê uma olhadinha lá no nosso blog, nas outras sessões. Não somos graduados em jornalismo, mas tenho certeza que há muita coisa de qualidade para ser vista ali.

    Abraços!

  19. Thito Melo said

    Gente adorei a página!nossa! e eu que pensava que era uma raridade encontrar pessoas que levam video-game a sério!
    parabéns pelo sítio,muito bom!

  20. […] Veja tambem: Gamerlifestyle […]

  21. eu sou colecionador

  22. Rafael said

    Eu tenho algumas revistas Ação Games, Video Game e outras. Se alguém tiver interesse que eu escaneie, me mande alguma resposta.

  23. Your mode of describing everything in this paragraph is really fastidious, all be capable of without difficulty be aware of it, Thanks
    a lot.

Deixe um comentário